Crianças de hoje: que tipo de adulto estamos ajudando a formar?

Uma matéria, que saiu no Correio Braziliense, traz várias reflexões importantes para profissionais que atuam com a criança pequena, especialmente nos espaços educativos. Por isso, resolvemos compartilhá-la com você, que tem grande responsabilidade na garantia de um saudável desenvolvimento infantil.

A matéria faz uma análise sobre o pensamento de Sir Jean William Fritz Piaget, considerado um dos maiores pensadores do século passado. A partir da observação dos próprios filhos e de muita pesquisa, ele construiu a Teoria Cognitiva, dando à Psicologia subsídios para afirmar que a formação do indivíduo acontece essencialmente na infância.

Segundo a Teoria, esse desenvolvimento se dá em quatro estágios: sensório-motor, que dura do nascimento até aproximadamente o segundo ano de vida; pré-operacional, a fase pré-escolar, dos dois aos sete anos; operatório concreto, dos sete aos onze anos; e operatório formal, a partir dos doze anos.

Esse processo, para ser salutar, precisa lançar mão dos cinco sentidos da criança, que são estimulados, por exemplo, nas brincadeiras “antigas”, como pular corda, construir e empinar pipa, andar de carrinho de rolimã, dentre outras.
Mas, o que presenciamos hoje é o excessivo uso dos brinquedos tecnológicos que estimulam até dois sentidos apenas.

Por: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal 

Leia matéria completa 

Anúncios

Publicado em 14 de maio de 2014, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: