Aliança pela Infância promove Semana Mundial do Brincar

Idealizada em 2009 com o objetivo de difundir a importância da prática do brincar, a Semana Mundial do Brincar (SMB) é promovida pela Aliança pela Infância em seus quase 30 núcleos brasileiros e realizada às vésperas do Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28/5.

Neste ano, a SMB ocorre entre 25 e 31 de maio sob o tema “Brincando Juntos, Todos Ganham”, que tem foco na inclusão. A expectativa é reunir 200 mil pessoas nas centenas de atividades promovidas em todo o Brasil.

Na capital paulista, a abertura oficial da SMB ocorrerá no Clube Escola Raul Tabajara (rua Anhanguera, 484 – Barra Funda), às 10h. “Realizamos a Semana para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, reunindo crianças de idades, condições físicas e culturas diferentes, fomentando a prática do brincar de forma coletiva e em espaços públicos e privados”, diz.

Além das atividades lúdicas, durante a SMB também serão realizadas rodas de conversas, palestras e mobilizações. “Como a brincadeira é essencial para o lazer e fonte de prazer, proporcionamos, ainda, uma ampla reflexão sobre o tema para pais e educadores para favorecer a construção de uma infância digna”, explica Giovana.

Várias organizações também se engajaram na SMB 2014 e organizam atividades. O SESC renovou seu apoio à SMB, ampliando sua participação a toda sua rede, com programação especial. O Parque do Ibirapuera terá dois pontos principais: a UMAPAZ, que será o endereço diário de shows e oficinas e o MAM, que promove, dia 28, às 9h30, roda de conversa com educadores e especialistas, e dia 31, a partir das 10h, feira de troca de brinquedos como parte das ações de encerramento.

Toda programação oferecida pela Semana Mundial do Brincar é gratuita. Em 2013, 116 municípios do País realizaram atividades simultâneas durante a SMB, dos quais 23 estados brasileiros. No total, 168 mil crianças participaram das atividades em todas as regiões. A expectativa deste ano é reunir dois mil voluntários e mais de 200 mil pessoas.

 

Anúncios

Publicado em 8 de maio de 2014, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Olá como podemos fazer pra participar sendo que nossa cidade não participa, mas tenho uma escola de educacao infantil e adorei o projeto, pois nossa proposta pedagogica é baseada no brincar….

    • Olá Joice! Tudo bem? há diversas formas de participação, uma delas, mesmo que sua cidade não tenha programação, sugiro que faça um dia de brincadeiras na escola que você trabalha. Pode também ser uma roda de conversa com professores sobre a importancia do brincar. Contação de história com as crianças… enfim, são muitas ações que podem ser feitas. Mande um e-mail para alianca@aliancapelainfancia.org.br e podemos mandar materiais sobre a SMB.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: